quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa do Mundo e Argentina

Esse mês esta começando o evento de futebol do planeta, a Copa do Mundo (conta uma novidade), e como é meu esporte preferido eu paro para ver todos os jogos, tirando alguns que são impossíveis deixar de não ver, tipo Eslovênia e Argélia dia 13 as 8:30. E com a copa os brasileiros se sentem mais patriotas do que nunca falando frase do tipo, "A seleção é a pátria de chuteiras!", "O Brasil inteiro esta em campo com os jogadores!" e como eu não torço pro Brasil essa é a época do ano que as pessoas passam a me odiar e querer me matar.
Então eu vou tentar explicar o porque eu torço pra Argentina no futebol. Antes eu quero falar que eu não quero convencer ninguém a torcer pra Argentina nem simpatizar nem nada, apenas não querer me matar.

Então, eu torcia pra Brasil quando eu tinha uns 11 anos, gostava dos jogadores, e comemorei muito a copa de 94 embora eu fosse muito novo, eu tinha apenas 7 anos, sempre gostei de jogadores que dão a vida pela camisa que vestem. E depois de 94 na minha opinião a Seleção Brasileira foi perdendo isso. E eu sempre vi isso na seleção Argentina, jogadores que sentem um orgulho que não se mede em defender a seleção. Isso tudo é cultural. Dá pra notar até em comerciais de televisão de apoio as seleções. Além disso também tem o estilo de jogar, sempre duro e cheio de artifícios para desestabilizar a equipe do outro lado. Outra coisa que acho fascinante é a admiração que os Argentinos tem pelo Maradona, aqui no Brasil o jogador considerado melhor de todos os tempos por muitos não tem um terço da popularidade do Argentino.
É basicamente isso. Espero que menos pessoas tentem me matar depois desse post, como quase ninguém (Ninguém) vai ler isso, vai continuar a mesma coisa.
Agora dois comerciais que ilustram a diferença. no Brasil meramente comercial e na Argentina uma mensagem nacionalista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário